Ostracismo, ressurgimento e engajamento: a importância de Kirzner para a compreensão da trajetória da Escola Austríaca

Autores

  • Lucas Casonato Professor de Economia na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) e na Faculdade de Educação Superior do Paraná (FESPPR). Curitiba, Paraná, Brasil. https://orcid.org/0000-0003-1280-3049
  • Eduardo Angeli Professor do Departamento de Economia da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

DOI:

https://doi.org/10.22409/reuff.v21i2.35173

Resumo

O artigo apresenta Israel Kirzner como um personagem seminal para que se possa compreender o desenvolvimento da Escola Austríaca (EA). A trajetória profissional de Kirzner serve tanto como ilustração dos diferentes contextos pelos quais o Austrianismo passou, como fator capaz de explicar as mudanças que a EA apresentou a partir particularmente do quarto final do século XX. Mostra-se a história da EA enfatizando sua queda de prestígio e o subsequente movimento conhecido como Austrian Revival. Também são apresentadas as contribuições de Kirzner, argumentando-se que sua postura tem sido de engajamento com o restante da profissão, não apenas com os Austríacos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lucas Casonato, Professor de Economia na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) e na Faculdade de Educação Superior do Paraná (FESPPR). Curitiba, Paraná, Brasil.

Professor de Economia na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) e na Faculdade de Educação Superior do Paraná (FESPPR). Curitiba, Paraná, Brasil.

Eduardo Angeli, Professor do Departamento de Economia da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Professor do Departamento de Economia da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Publicado

2020-03-04

Edição

Seção

Artigos