Perspectivas para a indústria brasileira do primeiro decênio dos anos 2000: uma revisitação ao passado como subsídio à análise
DOI:
https://doi.org/10.22409/reuff.v19i2.35018Resumen
Motivado pelas discussões de desindustrialização no Brasil, este trabalho buscou analisar a influência/reflexos da dinâmica e direção do processo de industrialização brasileiro por substituição de importações (1930-1979) sobre o atual perfil (e perspectivas de desenvolvimento) da indústria brasileira. O método utilizado foi o analítico-descritivo. Constatou-se que a indústria brasileira vem apresentando, desde a década de 1980, uma significativa perda de dinamismo, acompanhada de um processo de especialização regressiva da sua estrutura produtiva. Conclui-se também que a definição de uma política macroeconômica compatível com políticas industriais e tecnológicas torna-se importante para fazer a indústria brasileira voltar a apresentar um maior dinamismo compatível com o estágio atual de desenvolvimento do país.
Descargas
##submission.downloads##
Publicado
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a.Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b.Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c.Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).