Arranjo institucional e sistema de inovação: interação UFSC e Petrobras
DOI:
https://doi.org/10.22409/reuff.v20i2.35039Resumen
A interação universidade e empresa (U-E) caracteriza-se como arranjo interinstitucional importante no Sistema Nacional de Inovação (SNI), visto que possibilitam a geração de processos inovativos. Assim, objetiva-se neste trabalho avaliar os esforços de capacitação tecnológica decorrentes da interação da empresa Petróleo Brasileiro S.A (Petrobras) com a Universidade Federal
de Santa Catarina (UFSC). Para tanto, realizou-se um estudo teórico-empírico, descritivo, bibliográfico e estudo de caso, cuja abordagem adotada foi a qualitativa. Foram realizadas entrevistas com os coordenadores de pesquisa dos laboratórios da universidade, além de consulta aos projetos em parcerias e sites institucionais. Evidenciou-se que a parceria da UFSC e Petrobras é marcada
por uma trajetória histórica no que concerne ao desenvolvimento tecnológico, e que propiciou às parcerias o reconhecimento em nível internacional por estas tecnologias de fronteira, como as apresentadas neste estudo, a rocha digital e a avaliação do carregamento em dutos a partir das tensões residuais.
Descargas
##submission.downloads##
Publicado
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a.Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b.Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c.Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).