Arranjo institucional e sistema de inovação: interação UFSC e Petrobras

Auteurs

  • Paola Azevedo Doutora em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina e responsável pela área de desenvolvimento de parcerias e transferência de tecnologia da Secretaria de Inovação da Universidade Federal de Santa Catarina.
  • Sílvio A. F. Cário Professor do Departamento de Economia e Relações Internacionais e dos Programas de Pós Graduação em Economia e Administração da Universidade de Santa Catarina.

##plugins.pubIds.doi.readerDisplayName##:

https://doi.org/10.22409/reuff.v20i2.35039

Résumé

A interação universidade e empresa (U-E) caracteriza-se como arranjo interinstitucional importante no Sistema Nacional de Inovação (SNI), visto que possibilitam a geração de processos inovativos. Assim, objetiva-se neste trabalho avaliar os esforços de capacitação tecnológica decorrentes da interação da empresa Petróleo Brasileiro S.A (Petrobras) com a Universidade Federal
de Santa Catarina (UFSC). Para tanto, realizou-se um estudo teórico-empírico, descritivo, bibliográfico e estudo de caso, cuja abordagem adotada foi a qualitativa. Foram realizadas entrevistas com os coordenadores de pesquisa dos laboratórios da universidade, além de consulta aos projetos em parcerias e sites institucionais. Evidenciou-se que a parceria da UFSC e Petrobras é marcada
por uma trajetória histórica no que concerne ao desenvolvimento tecnológico, e que propiciou às parcerias o reconhecimento em nível internacional por estas tecnologias de fronteira, como as apresentadas neste estudo, a rocha digital e a avaliação do carregamento em dutos a partir das tensões residuais.

##plugins.generic.usageStats.downloads##

##plugins.generic.usageStats.noStats##

Biographie de l'auteur

Paola Azevedo, Doutora em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina e responsável pela área de desenvolvimento de parcerias e transferência de tecnologia da Secretaria de Inovação da Universidade Federal de Santa Catarina.

Doutora em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina e responsável pela área de desenvolvimento
de parcerias e transferência de tecnologia da Secretaria de Inovação da Universidade Federal
de Santa Catarina.

##submission.downloads##

Publiée

2019-01-26