O papel das mulheres pobres brasileiras na estrutura familiar monoparental feminina: uma análise do ano 2012
DOI :
https://doi.org/10.22409/reuff.v17i2.34994Résumé
O objetivo deste estudo é analisar as condições econômicas das famílias monoparentais femininas do Brasil e o nível de bem estar dessas famílias em relação às demais, no ano de 2012, com base nos microdados da PNAD (Pesquisa Nacional de Amostra de Domicílios) do IBGE. Para isso, examinam-se os dados da incidência de famílias chefiadas por mulheres com e sem cônjuge, além de famílias chefiadas por homens com e sem cônjuge, e suas características de renda e pobreza. Os resultados obtidos indicam que, apesar das famílias monoparentais femininas possuírem maior incidência na pobreza, e terem renda per capita inferior aos outros arranjos familiares, sem a presença do cônjuge elas garantem melhores condições de vida aos integrantes das suas famílias, materializadas na moradia, no acesso aos bens duráveis de consumo, de tecnologia e de educação para os filhos.
Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a.Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b.Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c.Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).