A economia solidária enquanto política pública: uma análise do caso de Maricá (RJ)
DOI :
https://doi.org/10.22409/reuff.v25i2.62626Résumé
Neste trabalho, buscou-se explorar a concepção teórica e prática da economia solidária com o objetivo de compreender a proximidade entre as políticas adotadas no município de Maricá (RJ) e os conceitos observados na literatura. A compreensão da economia solidária enquanto fenômeno permite que seu direcionamento para o enfrentamento à pobreza e ao desemprego seja entendido dentro de seu conceitual teórico. A institucionalização da economia solidária enquanto política pública possibilita a combinação de diferentes ações que culminam na constituição de um Estado de bem-estar local baseado na pluralidade de princípios econômicos. As políticas públicas municipais de Maricá são pioneiras, portanto, à medida em que o governo local estimula o funcionamento de uma economia plural.
Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a.Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b.Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c.Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).