Violência e Desempenho dos Alunos nas Escolas Brasileiras: uma análise a partir do SAEB 2011

Auteurs

  • Victor Oliveira Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Econômico / UFPR
  • Diego Ferreira

##plugins.pubIds.doi.readerDisplayName##:

https://doi.org/10.22409/reuff.v15i1.34858

Résumé

O artigo teve como objetivo avaliar os efeitos da violência nas escolas sobre o desempenho acadêmico dos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental no ano de 2011 a partir dos microdados do SAEB. Os resultados indicaram que a violência escolar reduz a probabilidade de os alunos apresentarem um desempenho adequado. As características das escolas, dos professores, dos diretores e as proxies de capital humano e socioeconômico apresentaram os sinais esperados, com exceção da variável rotatividade. Observou-se também que a experiência do professor reduz a correlação negativa entre violência escolar e proficiência dos alunos.

##plugins.generic.usageStats.downloads##

##plugins.generic.usageStats.noStats##

##submission.downloads##

Publiée

2014-01-22