Os Efeitos do Crescimento Econômico na Pobreza do Ceará: uma análise microrregional
##plugins.pubIds.doi.readerDisplayName##:
https://doi.org/10.22409/reuff.v17i1.34987Résumé
Este artigo analisa se o crescimento econômico no estado do Ceará, desagregado em nível microrregional, tem sido pró-pobre em suas áreas urbanas e rurais. Ou seja, se a renda dos pobres tem apresentado uma elevação superior ao verificado pela renda dos não pobres, induzindo, assim, uma redução na desigualdade. Nesse sentido, com base nos dados do Censo dos anos de 2000 e 2010, são construídas as curvas de crescimento-pobreza, proposta por Son (2004). Os resultados obtidos apontaram que apenas quatorze das trinta e três microrregiões do estado apresentam crescimento pró-pobre. Quando as microrregiões são desagregadas em área urbana e rural, verificou-se que vinte e três microrregiões apresentam crescimento em favor dos pobres nas áreas urbanas e somente quatro experimentam essa modalidade de crescimento na área rural. Nota-se, então, que o crescimento econômico do Ceará é pouco eficaz no combate à pobreza, principalmente no meio rural.
##plugins.generic.usageStats.downloads##
##submission.downloads##
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a.Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b.Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c.Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).