A Evolução Recente do Tamanho do Programa de Abono Salarial
##plugins.pubIds.doi.readerDisplayName##:
https://doi.org/10.22409/reuff.v18i1.34996Résumé
O principal objetivo deste artigo é analisar a evolução da quantidade de elegíveis ao programa de Abono Salarial na última década. Particular atenção é dada à contribuição relativa ao aumento de beneficiários oriunda da valorização do salário mínimo vis-à-vis àquela oriunda da formalização do mercado de trabalho. Para isso analisamos a influência dos critérios básicos de elegibilidade (faixa de remuneração, tempo de emprego e inscrição no PIS/PASEP) sobre a escala do programa. Também é objeto de nossa análise o potencial impacto que as alterações recentemente propostas pela MP 665 podem ter. Os principais resultados apontam para um crescimento do programa impulsionado pela entrada de trabalhadores no mercado formal. Por sua vez, as mudanças propostas pela MP 665 afetariam os beneficiários devido à exigência de 6 meses trabalhados ininterruptamente, porém sem alterações significativas no perfil dos beneficiários, ao menos nas variáveis observadas neste estudo.
##plugins.generic.usageStats.downloads##
##submission.downloads##
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a.Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b.Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c.Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).