Crise no Estado do Rio de Janeiro: diagnóstico e perspectivas
##plugins.pubIds.doi.readerDisplayName##:
https://doi.org/10.22409/reuff.v19i1.35008Résumé
O presente artigo pretende discutir um diagnóstico alternativo e perspectivas mais razoáveis para o enfrentamento do problema econômico do Estado do Rio de Janeiro. A raiz da questão e os principais determinantes serão analisados. Além disso, critica-se a retórica das contrapartidas impostas na proposta federal e se aponta outras opções políticas. Em especial, três aspectos centrais na visão oficial e dominante serão questionados. Primeiro, atribuiu-se a crise como um problema exclusivo estadual quando a escala do problema é nacional. Segundo, o governo federal assumiu o papel simplesmente de credor sem a redistribuição de competências e recursos no âmbito do pacto federativo. Terceiro, a não articulação do problema das finanças públicas aos efeitos imprevisíveis de uma grave crise econômica.
##plugins.generic.usageStats.downloads##
##submission.downloads##
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a.Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b.Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c.Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).