Sustentabilidade Energética, Especialização Produtiva e Desenvolvimento: como superar este paradoxo?
##plugins.pubIds.doi.readerDisplayName##:
https://doi.org/10.22409/reuff.v19i1.35011Résumé
O artigo faz uma avaliação comparativa dos empregos gerados na indústria extrativa de P&G e em sua cadeia de fornecedores no Brasil e no Estado do Rio de Janeiro na década de 2000. Os resultados apontam para uma expansão da qualificação e remuneração desses empregos, tendo a indústria de P&G e parte de seus segmentos correlatos uma alta concentração de ocupações mais exigentes em escolaridade e com maiores salários em comparação com o restante da economia. Não obstante, a capacidade da indústria de P&G transbordar sua dinâmica para outros setores é ainda limitada, resultando em um padrão de desenvolvimento pouco sustentável. Sugere-se que somente a partir da diversificação da indústria é que se poderá contornar o paradoxo da sustentabilidade energética e baixo desenvolvimento devido a uma excessiva especialização em indústrias extrativas.
##plugins.generic.usageStats.downloads##
##submission.downloads##
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a.Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b.Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c.Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).