Determinantes Socioeconômicos do Suicídio: um estudo para os municípios do Brasil e do Rio Grande do Sul

Autori

  • Wagner Santana de Fraga Programa de Pós-Graduação em Economia (PPGE) da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
  • Angélica Massuquetti Programa de Pós-Graduação em Economia (PPGE) da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
  • Marcia Regina Godoy Programa de Pós-Graduação em Economia (PPGE) da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)

DOI:

https://doi.org/10.22409/reuff.v18i2.35004

Abstract

O objetivo do estudo é identificar os determinantes socioeconômicos do suicídio nos municípios do Brasil e do Rio Grande do Sul. Os métodos empregados foram Regressão de Poisson, Binomial Negativa e Quantílica para Dados de Contagem. Os resultados revelaram que a pobreza contribuiu para o número de mortes nos municípios e houve uma relação inversa entre a taxa de desemprego e os suicídios. O nível de dependência agropecuária também afetou o número de casos no Brasil e no estado. Por fim, cor/raça branca e indígena estão entre os principais determinantes das mortes por suicídio nos municípios brasileiros.

Downloads

La data di download non è ancora disponibile.

Biografie autore

  • Wagner Santana de Fraga, Programa de Pós-Graduação em Economia (PPGE) da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
    Mestre em Economia pelo Programa de Pós-Graduação em Economia (PPGE) da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
  • Angélica Massuquetti, Programa de Pós-Graduação em Economia (PPGE) da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
    Professora no Programa de Pós-Graduação em Economia (PPGE) da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
  • Marcia Regina Godoy, Programa de Pós-Graduação em Economia (PPGE) da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
    Pesquisadora Pós-Doutorado Programa de Fixação de Doutores (DOCFIX/FAPERGS-CAPES) no Programa de Pós-Graduação em Economia (PPGE) da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)

Pubblicato

2017-03-29

Fascicolo

Sezione

Artigos