Finanças estaduais: alguns avanços, mas... (os exemplos de São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul)
DOI:
https://doi.org/10.22409/reuff.v10i2.34894Abstract
Este trabalho propõe-se mostrar os avanços e algumas das dificuldadesenfrentadas uma década após o lançamento do programa de ajuste fiscal. OsEstados, embora tenham cumprido as medidas preconizadas no ajuste fiscal,convivem com restrições financeiras e progressivo esvaziamento do papel queocupam na ordem federativa. O embate com a questão dos gastos com pessoalcontinua presente e observa-se o crescimento do estoque da dívida pública,graças, sobretudo, ao valor acumulado da parcela dos encargos não pagos, oschamados resíduos.Downloads
##submission.downloads##
Pubblicato
Fascicolo
Sezione
Licenza
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a.Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b.Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c.Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).