O Ressurgimento da Escola Austríaca e a Teoria de Processo de Mercado
DOI:
https://doi.org/10.22409/reuff.v10i2.34895Abstract
O objetivo deste artigo é investigar algumas contribuições à teoria deprocesso de mercado feitas pelos principais economistas da Escola Austríacadesde o seu ressurgimento na década de setenta do século XX. Inicialmentedefine-se o problema tratado pela teoria de processo, usando o que é conhecidocomo o “problema do conhecimento” de Hayek, derivado de sua crítica aoconceito neoclássico de equilíbrio. A partir disso, estudam-se as contribuiçõesde dois autores principais do ressurgimento da escola, Ludwig Lachmann eIsrael Kirzner. A investigação privilegia o estudo das implicações do subjetivismopara a teoria do processo de mercado do primeiro e a teoria da atividadeempresarial do segundo. Segue-se com o debate ocorrido na década de oitentaque confronta as idéias desses dois autores a respeito da existência de uma tendênciaao equilíbrio de mercado. A obra dos autores, o debate entre eles e ascontribuições posteriores são analisadas sob o ponto de vista da epistemologiaevolucionária de Popper.Downloads
##submission.downloads##
Pubblicato
Fascicolo
Sezione
Licenza
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a.Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b.Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c.Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).