Uma Análise do Efeito da Mortalidade no Trânsito sobre a Criminalidade Brasileira

Autori

  • Sávio Luan da Costa Oliveira UFPB
  • Francisco Soares de Lima
  • Raphael Douglas de Freitas Lucena
  • Rodolfo Ferreira Ribeiro da Costa

DOI:

https://doi.org/10.22409/reuff.v23i2.54967

Abstract

Este estudo tem como objetivo verificar a influência da mortalidade no trânsito sobre o fenômeno da criminalidade dos estados brasileiros. A hipótese é de que a violência no trânsito é uma proxy para o comportamento transgressor dos indivíduos. Foi utilizado o estimador system GMM para dados em painel, sendo essa escolha justificada dada a natureza da relação contínua no tempo que o processo da criminalidade possui com seu próprio valor passado. A amostra contempla os 27 estados brasileiros, no intervalo temporal de 1996 a 2017. As elasticidades estimadas apontam
que uma elevação na taxa de mortes no trânsito em 15% resulta em aproximadamente 1,2% de aumento na taxa de homicídios. Além disso, os resultados também apontam que a criminalidade diminui com aumentos na renda da população, e se perpetua no tempo através do efeito inércia.

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Pubblicato

2023-11-25

Fascicolo

Sezione

Artigos