Influências do positivismo na formação do pensamento desenvolvimentista brasileiro
DOI:
https://doi.org/10.22409/reuff.v18i1.35000Resumo
A similaridade observada entre a realidade da economia brasileira no decorrer do Império e a de algumas nações de industrialização tardia enseja a comparação, ainda que incompleta, entre as diferentes trajetórias históricas recentes. As recorrentes referências tecidas pelos atores e autores brasileiros pré-desenvolvimentistas a seus pares estrangeiros faz do cotejamento de suas obras tarefa relevante para alargar o entendimento do fenômeno. Nesse sentido, o positivismo exerceu influência inconteste sobre o pensamento heterodoxo brasileiro. Assim sendo, este trabalho tem o objetivo de resgatar algumas de suas principais influências sobre a formação do pensamento desenvolvimentista brasileiro.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a.Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b.Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c.Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).