Os efeitos da liberalização comercial na pobreza das nações: uma análise por meio da renda real e do bem-estar

Autores

  • Eduardo Ledesma Al-Alam Programa de Pós-Graduação em Economia (PPGE) da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
  • Angélica Massuquetti Programa de Pós-Graduação em Economia (PPGE) da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
  • André Filipe Zago de Azevedo Programa de Pós-Graduação em Economia (PPGE) da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)

DOI:

https://doi.org/10.22409/reuff.v19i2.35017

Resumo

A pobreza, embora tenha declinado nas últimas décadas, continua sendo um dos maiores desafios a serem enfrentados no século XXI. Este estudo investiga os efeitos da liberalização comercial sobre a pobreza em diferentes regiões em desenvolvimento do mundo. A análise ocorre de forma indireta, observando os impactos sobre a renda real e o bem-estar destas regiões. É utilizado o modelo de equilíbrio geral computável Global Trade Analysis Project (GTAP), sendo realizadas três simulações de liberalização comercial, buscando comparar os benefícios da abertura dos países desenvolvidos em relação à liberalização plena, com contrapartida dos países em desenvolvimento. Os resultados revelam que os ganhos de renda real e bem-estar das regiões em desenvolvimento são maiores quando elas próprias participam do processo de abertura ao lado das regiões desenvolvidas. As simulações vão ao encontro dos resultados de Hertel et al. (2009), em que a liberalização comercial realizada em todas as regiões se mostrou mais benéfica aos países mais pobres do que a liberalização comercial com ênfase apenas em países desenvolvidos, como é o caso da Rodada Doha.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eduardo Ledesma Al-Alam, Programa de Pós-Graduação em Economia (PPGE) da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)

Mestre em Economia pelo Programa de Pós-Graduação em Economia (PPGE) da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)

Angélica Massuquetti, Programa de Pós-Graduação em Economia (PPGE) da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)

Professora no Programa de Pós-Graduação em Economia (PPGE) da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)

André Filipe Zago de Azevedo, Programa de Pós-Graduação em Economia (PPGE) da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)

Professor no Programa de Pós-Graduação em Economia (PPGE) da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) e Bolsista de Produtividade em Pesquisa (CNPq)

Downloads

Publicado

2018-06-20

Edição

Seção

Artigos