Padrões de Dinamismo Inovativo e Estratégias Empresariais de Inovação no Sistema de Inovação do Rio de Janeiro
DOI:
https://doi.org/10.22409/reuff.v19i1.35010Resumo
Considerando essa relação entre estratégias empresariais e sistemas de inovação definidos em contornos territoriais, o objetivo deste trabalho é analisar os padrões de dinamismo inovativo da economia fluminense a partir dos dados da PINTEC de 2014 à luz das estratégias de inovação das empresas fluminenses. Como principais resultados identificou-se uma dinâmica inovativa regional com duas vertentes. Dessa dualidade tem-se um padrão representado pela ‘ilha’ de dinamismo inovativo nucleada pelo complexo produtivo de petróleo e gás natural. Não há sinais, no entanto, de que essa ‘ilha’ seja capaz de dinamizar os demais segmentos do tecido produtivo fluminense por processos de difusão ou por spillovers de conhecimento. A outra face dessa dualidade aparece refletida nos dados da PINTEC por um conjunto de empresas industriais de baixo dinamismo inovativo com tendências associadas a estratégias de inovação defensiva, com perfil predominante de importação de máquinas e equipamentos mais modernos. Nos termos da colaboração para inovação, notou-se que, à semelhança da realidade nacional, a maior parte das empresas inovadoras adotam estratégias autocentradas. Ainda assim, com relação às empresas inovadoras, as evidências apontam dados coerentes com a dualidade estrutural identificada para o sistema regional de inovação do Rio de Janeiro. Mais além, outro fator preocupante compatível com os indícios apontados pelos dados da PINTEC 2014 é a possível inserção estrategicamente subordinada das empresas localizadas no Rio de Janeiro em cadeias de produção nacionais e globais.Downloads
##submission.downloads##
Publicado
Edição
Secção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a.Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b.Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c.Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).