Variações cambiais e Balança Comercial no Brasil: um exame da condição de Marshall-Lerner
DOI:
https://doi.org/10.22409/reuff.v21i1.35033Resumo
Este artigo tem como objetivo investigar a validade da Condição de Marshall-Lerner – CML – e a existência do fenômeno de Curva-J para a balança comercial brasileira, desagregada por categoria de uso, para o período de 2000 a 2013. Foram utilizadas ferramentas de econometria de séries temporais – modelos VAR/VEC. Os resultados encontrados reforçam que choques cambiais são mais efetivos para os segmentos de bens de capital e de bens intermediários e matérias-primas, respectivamente. A Condição de Marshall-Lerner foi verificada para três das quatro categorias de uso estudadas, porém, no que se refere à Curva-J, o fenômeno não foi verificado em nenhuma destas.
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a.Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b.Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c.Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).