Agressão na escola fundamental – Representações e práticas de professores de Educação Física
DOI:
https://doi.org/10.22409/rg.v10i1.37Palavras-chave:
agressão, escola fundamental, educação física, professores, alunosResumo
Nosso objeto do estudo são as representações e práticas de professores sobre manifestações de preconceito e discriminação nas aulas de educação física, por meio da violência verbal e física. O objetivo é levantar e analisar o discurso e a prática docente relacionada à agressão no ensino fundamental de educação física, na rede pública municipal do Rio de Janeiro. O corpus é constituído por discursos de 20 professores de educação física, 10 homens e 10 mulheres, de três escolas. Também são analisadas as práticas de 120 alunos, que foram observadas nas aulas, nas atividades físico-desportivas regulares e no recreio, durante três meses e meio, totalizando 86 sessões. As entrevistas coletaram respostas dos professores, sobre os atos de agressão dos alunos. As falas e ações foram interpretadas com base na Análise Crítica do Discurso, com foco nos apelidos que ouvem e produzem e nos atos agressivos que presenciam. Os resultados mostram que a escola não está suficientemente preparada para lidar com o problema; entretanto, os professores se utilizam de recursos dialogais e disciplinares para coibir os atos de violência que conseguem detectar entre os alunos.