“A morte e a morte”... dos homossexuais
DOI:
https://doi.org/10.22409/rg.v10i1.48Palavras-chave:
morte, homossexualidade, educação, exclusão, disciplinamentoResumo
Es te ar t igo di scute a
dimensão pedagógica que situações
e representações as sociadas
à mor te têm na construção das
homossexualidades, em particular as
masculinas. As ideias de morte, ao
atingirem esses “estranhos, anormais
e diferentes”, produzem situações
de forte exclusão, que aqui vamos
analisar com base nos conceitos
foucaultianos de biopoder e racismo
de Estado, demonstrando que as
práticas discursivas, para além de
simplesmente descrever e nomear
o “real”, criam e legitimam aquilo
que chamamos e identificamos
como “a realidade”. A exclusão dos
indivíduos homossexuais é o produto
de mecanismos que articulam tanto o
medo subjetivo de se identificar com
o desejo que é do “outro”, ao mesmo
tempo estranho e próximo de mim,
quanto de uma rede de poderes que
situa alguns indivíduos como mais
aptos a serem incluídos nos benefícios
da sociabilidade e outros como mais
distantes dessa possibilidade. Com
essa análise, a pretensão é pensar
como essas questões estão presentes
no ambiente escolar