“A morte e a morte”... dos homossexuais

Autores

  • Anderson Ferrari
  • Fernando Seffner

DOI:

https://doi.org/10.22409/rg.v10i1.48

Palavras-chave:

morte, homossexualidade, educação, exclusão, disciplinamento

Resumo

Es te ar t igo di scute a

dimensão pedagógica que situações

e representações as sociadas

à mor te têm na construção das

homossexualidades, em particular as

masculinas. As ideias de morte, ao

atingirem esses “estranhos, anormais

e diferentes”, produzem situações

de forte exclusão, que aqui vamos

analisar com base nos conceitos

foucaultianos de biopoder e racismo

de Estado, demonstrando que as

práticas discursivas, para além de

simplesmente descrever e nomear

o “real”, criam e legitimam aquilo

que chamamos e identificamos

como “a realidade”. A exclusão dos

indivíduos homossexuais é o produto

de mecanismos que articulam tanto o

medo subjetivo de se identificar com

o desejo que é do “outro”, ao mesmo

tempo estranho e próximo de mim,

quanto de uma rede de poderes que

situa alguns indivíduos como mais

aptos a serem incluídos nos benefícios

da sociabilidade e outros como mais

distantes dessa possibilidade. Com

essa análise, a pretensão é pensar

como essas questões estão presentes

no ambiente escolar

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Publicado

2012-06-16

Edição

Seção

ARTIGOS