Superandos as desigualdades de gênero: o papel da escola

Autores

  • Dayse de Paula Marques da Silva Universidade do Estado do Rio de janeiro

DOI:

https://doi.org/10.22409/rg.v8i1.169

Resumo

Este texto tem como objetivo abordar a temática das relações de gênero em um espaço fundamental da socialização infantil - a escola -, refletindo sobre os principais avanços e limites para a aplicabilidade de políticas públicas neste campo. Para esta análise, foi destacada a experiência, no Brasil, do lançamento dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) em 2000, que recomentdam o trato da sexualidade nas escolas por meio do tema transversal - orientação sexual. Como qualquer iniciativa institucional, a operacionalização das "recomendações" enfrentou muitos obstáculos. A partir de uma reflexão sobre as tendências observadas, hoje, no debate sobre as relações de gênero e o seu impacto na educação de crianças do sexo masculino e feminino, é analisado um vídeo educativo produzido com este fim, com base nas diferenças e expectativas que as próprias crianças indicam quanto ao fenômeno estudado: a possibilidade da superação das hierarquias de gênero.

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Publicado

2012-09-03

Edição

Seção

DOSSIÊ GÊNERO E RAÇA