Apresentação

Autores

  • Dagmar Elisabeth Esterman Meyer Universidade Federal Fluminense
  • Silvana Vilodre Goellner

DOI:

https://doi.org/10.22409/rg.v7i2.138

Resumo

A percepção da onipresença do corpo na cultura contemporânea tem estimulado

uma extensa produção acadêmica sobre esta temática em diferentes campos

do conhecimento. Particularmente, no campo das ciências sociais e humanas tais

estudos têm enfatizado a intrínseca relação entre corpo, identidade e diferença,

enfatizando os modos pelos quais o poder opera para constituir essas relações.

Este dossiê reúne um conjunto de textos de estudiosas(os) do tema que focalizam

processos educativos e culturais que se desenvolvem em diferentes instâncias

do social e o fazem utilizando-se de perspectivas teóricas como Estudos Culturais,

Estudos de Gênero, Pós-Estruturalismo, Estudos Gays e Lésbicos, Epistemologias Feministas

e História do Corpo. Nesse sentido, estes textos se afastam de perspectivas

teóricas que tomam o corpo como uma entidade biológica universal para teorizá-lo

como um constructo sociocultural e lingüístico, produto e efeito de relações de poder.

Uma perspectiva como esta implica refletir sobre processos que distinguem e

separam corpos, dotando-os de um determinado gênero, de uma determinada raça,

de uma determinada sexualidade, por exemplo.

Isso não significa que eles neguem a materialidade do corpo ou digam que ela

não importa. O que eles fazem é mudar o foco das análises que operam,

problematizando processos e relações sociais que tomam a biologia como causa e

explicação de diferenças e desigualdades sociais. Como tais processos e relações são,

fundamentalmente, educativos, consideramos que este dossiê apresenta subsídios

instigantes para que educadores e educadoras questionem as práticas educativas e

culturais nas quais estão envolvidos, no sentido de reconhecer as implicações destas

para a construção e valoração de determinados tipos de corpos e identidades e,

portanto, também, para a sua desconstrução.

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Publicado

2012-08-31

Edição

Seção

DOSSIÊ CORPO, CULTURA E EDUCAÇÃO