A fabricação do corpo: efeitos da disciplinarização dos saberes e do corpo nas práticas escolares

Autores

  • Nádia Geisa Silveira de Souza Universidade Federal Fluminense
  • Ana Arnt
  • Anelise Rabuske

DOI:

https://doi.org/10.22409/rg.v7i2.147

Resumo

Entender o corpo como fabricado nas

práticas sociais tem nos movido a examinar os

efeitos de técnicas disciplinares que funcionam

na educação escolar. Para tanto, estabelecemos

conexões com as proposições de Michel

Foucault e de autores que utilizam o pensamento

do filósofo na pesquisa educacional.

Inicialmente, abordamos aspectos dos estudos

genealógicos para pensar a constituição

do corpo no interior de relações de poder/saber.

A seguir, discutimos os efeitos da disciplina

na produção do saber e do corpo em aulas

de Biologia. Finalmente, tratamos do entrelaçamento

de um conjunto de práticas disciplinares

e de discursos na produção dos corpos:

“bons-alunos”/”alunos-problema”.

Palavras-chave: corpo; disciplinarização do saber

e do corpo; “alunos-problema”.

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Publicado

2012-08-31

Edição

Seção

DOSSIÊ CORPO, CULTURA E EDUCAÇÃO