Educação, maternidade e política cultural
DOI:
https://doi.org/10.22409/rg.v7i2.150Resumo
O presente artigo discute e problematiza
alguns processos de produção e
veiculação de representações de maternidade,
tomando como referência o Programa
Nacional Bolsa-Escola. Meu estudo insere-se
no campo da teorização cultural, principalmente
na perspectiva dos Estudos Culturais e
dos Estudos Feministas, nas vertentes que têm
proposto uma aproximação crítica com a análise
pós-estruturalista. Para a operacionalização
da pesquisa, selecionei um conjunto de documentos
referentes a este Programa, produzidos
e publicados no período de 1999 a 2003.
Exploro os textos do Programa tomando como
base os conceitos de discurso, representação,
identidade, gênero e poder com o intuito de
analisar os diferentes modos pelos quais a
maternidade é, ali, representada e significada.
Palavras-chave:
programa nacional bolsaescola;
discurso; maternidade e relações de
gênero.