Gênero e imagem: relações de gênero através das imagens dos livros didáticos de história
DOI:
https://doi.org/10.22409/rg.v4i2.249Resumo
A análise de vários livros didáticos de História nos mostra que, nos últimos anos, tornou-se mais frequente a presença de personagens e representações históricas de mulheres. De modo particular, os livros apresentam imagens e ilustrações de figuras femininas. Foi a partir desta constatação, ou seja, a marcante utilização da imagem nos livros didáticos publicados nos últimos anos, que foi construído o tema e o problema do presente artigo. Os ivros didáticos abriram maiores espaços para ilustrações mostrando figuras femininas; mas isso significaalguma mudança na maneira como as práicas e representações de gênero são reproduzidas na sociedade e no cotidiano escolar? Para realizar esse incursão, as imagens aqui analisadas são aquelas encontradas nos livros didáticos e que se referem à temática da família patriarcal durante o período de colonização do Brasi.
Palavras-chave: livros didáticos de história; gênero; imagens