Cenas de um projeto pedagógico sobre diversidade sexual, relações de gênero e direitos humanos
DOI:
https://doi.org/10.22409/rg.v12i1.396Palavras-chave:
educação, direitos humanos, cidadania, gênero, sexualidade, escola, respeito, GLBTTResumo
Este artigo se refere aos desafios enfrentados por uma escola públicaao propor um projeto pedagógico pautado pelas diretrizes do respeito
aos direitos humanos da diversidade sexual. Para tanto, utiliza dados
que expõe a dificuldade de se implementar um discurso de cidadania extensivo aos grupos associados ao segmento LGBTT (lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais). Nesse sentido, o texto reflete sobre o fato de a proposta curricular não enfrentar alguns paradoxos, como os de uma noção de igualdade que não contemplava a inclusão das diferenças. Para fazê-lo, aborda três aspectos que se desdobram com o projeto pedagógico da escola: o primeiro se refere ao eixo da proposta, o qual não reconhecia o confronto entre a noção universalista de direitos e os valores locais; o segundo emergia sob a equalização do grupo discente – por meio da ideia de um sujeito universal de conhecimento – que instalava a dificuldade da proposta curricular em acessar os significados subjetivos referentes a diferentes esquemas culturais de representação das relações de gênero e das sexualidades; e, por fim, a tensão produzida pelas descontinuidades dos conteúdos curriculares ao tratar questões referentes à diversidade sexual e a dificuldade de acolhimento e reconhecimento dos direitos das populações LGBTT na unidade de ensino.
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