O livro da experiência: uma leitura de la más maravillosa música, de Osvaldo Bazán
DOI:
https://doi.org/10.22409/rg.v5i2.387Palavras-chave:
corpo, revolução urbana, homossexualidadeResumo
Neste texto abordamos, a partir do romance de Osvaldo Bazán, La más maravillosa música, algumas questões relativas à inserção do sujeito homossexual politicamente comprometido, no espaço da cidade moderna, como espaço urbano e político. A referência espaço-temporal é aArgentina, em duas sincronias: os anos 1970, com o retorno de Perón, e os anos 1990, com o retorno do personagem central. A obra é um corpus instigante para o debate acerca de temas centrais da cultura contemporânea: o esvaziamento do espaço público e da esfera do político, o colapso da ética e do humanismo, as profundas transformações sofridas pelas subculturas que representam rebelião das diferenças em geral e pela subcultura homossexual em particular, e por fim as questões da
visibilização, desaparecimento e morte dos corpos rebeldes, nas últimas décadas do século XX.
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