Políticas públicas de educação e diversidade: gênero e (homo)sexualidades

Autores

  • Cláudia Vianna e Maria Cristina Cavaleiro Faculdade de Educação da USP e Universidade Estadual do Norte do Paraná.

DOI:

https://doi.org/10.22409/rg.v12i2.413

Palavras-chave:

política educacional, relações de gênero, homossexualidade

Resumo

O presente artigo propõe-se a compreender a introdução da
diversidade nas suas dimensões de gênero e homossexualidade e nas
políticas públicas de educação no Brasil. O texto está organizado em
duas partes que se inter-relacionam. A primeira trata da emergência do
discurso em defesa da diversidade nas políticas públicas de educação
a partir dos anos de 1990. A segunda discute a introdução do gênero e
da homossexualidade no âmbito dos programas e planos de educação
a partir do ano 2000, com destaque para tentativas de ampliação da
temática e de superação do silêncio até então predominante sobre o
tema. Ressalta-se, também, que o debate em torno do tema provocou
alterações no que é rotulado como conhecimento, valores e condutas
aceitáveis. No entanto, a gestão das instituições educacionais e as relações escolares nelas constituídas ainda têm pela frente o grande desafio de garantir melhores condições de trabalho, de formação e de construção de valores direcionados para a redução do sexismo, do preconceito de gênero, da homofobia e da heteronormatividade.

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Publicado

2013-04-04

Edição

Seção

DOSSIÊ TRABALHO E EMPREGO