Homossexualidade e educação infantil: bases para a discussão da heterossocialização na infância
DOI:
https://doi.org/10.22409/rg.v12i2.414Palavras-chave:
educação infantil, gênero, sexualidadeResumo
Este artigo discute a construção da identidade de gênero na infânciae analisa as interações entre professoras e crianças em geral e, especialmente,
as crianças que transgridem os padrões de gênero que lhes são
impostos. Trata de um processo de socialização de gênero caracterizada
por uma disciplina heteronormativa de controle, regulação e normatização
dos corpos e dos desejos de meninas e meninos na educação infantil.
Revela os espaços da pré-escola como espaços de encontro, confronto e
convívio com a diversidade. Nesse contexto, as possibilidades de produção,
reprodução e resistência à discriminação de gênero interagem de maneira
complexa e colocam-nos muitos desafios.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2013-04-04
Edição
Seção
DOSSIÊ TRABALHO E EMPREGO