PERCEPÇÃO, INTERPRETAÇÃO E NEGOCIAÇÃO DAS RELAÇÕES DE GÊNERO NAS BRINCADEIRAS DE CRIANÇAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Sandro Vinicius Sales dos Santos Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.22409/rg.v14i2.627

Palavras-chave:

Relações de gênero, Educação Infantil, Crianças e infância

Resumo

O artigo apresenta as percepções, interpretações e negociações das relações de gênero vividas por crianças na Educação Infantil. O estudo articula os estudos de gênero e da sociologia da infância como forma de captar a complexidade e densidade das relações de gênero vivenciadas por meninos e meninas. O trabalho, de abordagem qualitativa, apresenta um inventário das representações de gênero, que envolvem as crianças e demonstra como meninos e meninas decodificam tais representações e realizam uma apropriação das representações de gênero de modo mais interpretativo do que meramente reprodutivo, ora refutando alguns referenciais, ora se apoiando neles

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Publicado

2016-02-26

Edição

Seção

ARTIGOS