Feminismos e ensino de ciências: análise de imagens de livros didáticos de Física
DOI:
https://doi.org/10.22409/rg.v16i1.747Palavras-chave:
feminismo, ensino de ciências, livro didáticoResumo
O artigopretende oferecer uma introdução aos estudos feministas para opúblico da educação científica por intermédio de uma discussão sobre a história dosmovimentos e teorias feministas. Mostra como esses movimentos e teorias influenciarama educação de maneira geral e, em particular, a ciência e o ensino de ciências.O texto propõe ainda uma análise de imagens em livros didáticos de Física. Os resultadosmostram que os livros didáticos de Física selecionados trazem imagens quereforçam estereótipos de gênero, apresentando mulheres em ambiente doméstico ehomens em situações de protagonismo no fazer científico.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2016-08-19
Edição
Seção
DOSSIÊ CIÊNCIAS, TECNOLOGIAS E AS RELAÇÕES DE GÊNERO