O BOM, O ABJETO E O CÔMICO: CONSTRUÇÃO VISUAL DAS MASCULINIDADES NA ANIMAÇÃO ALADDIN (1992)

Autores

  • João Paulo Baliscei
  • Geiva Carolina Calsa

DOI:

https://doi.org/10.22409/rg.v19i1.1195

Palavras-chave:

Gênero, Visualidade, Disney

Resumo

O objetivo proposto neste estudo foi o de analisar como os sistemas de representação, especificamente os filmes de animação, têm investido na construção visual de identidades masculinas. Debruçou-se sobre os Estudos das Masculinidades para investigar a construção visual de nove personagens masculinos da animação Aladdin (1992), produzida pela Disney. Três eixos analíticos foram apresentados e revelam relações estabelecidas entre a) o vilão e outros personagens coadjuvantes; b) o herói e outros personagens coadjuvantes; e c) o herói e o vilão. As interpretações associaram o herói/bom à Masculinidade Hegemônica; o vilão/abjeto à Masculinidade Subordinada; e coadjuvantes/ cômicos às Masculinidades Cúmplices e Marginalizadas.

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Publicado

2019-01-17

Edição

Seção

ARTIGOS