QUESTÕES DE GÊNERO NA ESCOLA: PERSPECTIVA DE ALUNXS DA EDUCAÇÃO INFANTIL SOBRE PADRÕES ESTABELECIDOS SOCIALMENTE

Autores

  • Fernanda Marques da Silva
  • Elenise da Silva Pereira
  • Ben Hur Graboski Pinheiro
  • Eliane Fraga da Silveira

DOI:

https://doi.org/10.22409/rg.v19i2.1250

Palavras-chave:

Educação, Gênero, Padrões Sociais

Resumo

Os bolsistas do PIBID/Ulbra desenvolveram atividades com o objetivo
de dissociar a percepção dos alunxs sobre hábitos ditos de menino e menina, por
meio da discussão de temas relacionados a gênero na infância. O estudo foi de-
senvolvido em uma escola pública com turmas da Educação Infantil, onde foram
realizadas cinco atividades. Os resultados apontaram que as crianças conhecem
os padrões estabelecidos socialmente, mas se mostram contrários a eles, afrman-
do que cada indivíduo possui sua liberdade de expressão. Percebe-se que práti-
cas diferenciadas são fundamentais no processo de aprendizagem, propiciando a
abordagem de assuntos relacionados a gênero de forma interessante e natural.

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Publicado

2019-07-02

Edição

Seção

ARTIGOS