Violências de gênero contra as mulheres, feminismos e Serviço Social

desafios políticos à categoria

Autores

  • Josimara Aparecida Delgado Baour Universidade Federal da Bahia
  • Márcia Tavares Universidade Federal da Bahia https://orcid.org/0000-0002-2165-4594
  • Valéria Noronha Universidade Federal da Bahia

Resumo

O artigo problematiza a relação entre o Serviço Social e os debates de gênero, dando enfoque à questão da violência de gênero contra as mulheres. Partimos do pressuposto de que, a despeito da categoria ter incorporado o tema em seus debates, ainda secundariza sua importância, visto que os currículos não tematizam os estudos de gênero e os debates feministas a não ser pontualmente. A estrutura do texto abriga três eixos: a violência contemporânea com enfoque no gênero, as políticas de combate à violência de gênero contra as mulheres sob ataque neoconservador, os desafios políticos ao Serviço Social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Márcia Tavares, Universidade Federal da Bahia

Docente da Universidade Federal da Bahia, atuando no curso de Serviço Social  e no Programa de Pós-graduação em estudos interdisciplinares sobre mulheres, gênero e feminismos (PPGNEIM), membro dos grupos de pesquisa Desigualdades Sociais, Políticas Públicas e Serviço Social e Gênero, Poder e Políticas Públicas.

Valéria Noronha, Universidade Federal da Bahia

Docente da Universidade Federal da Bahia, atuando no curso de Serviço Social e no Programa de Pós-Graduação em Estudos Interdisciplinares sobre Gênero, Mulheres e Feminismo. Membro dos Grupos de Pesquisa Desigualdades Sociais, Políticas Públicas e Serviço Social e Gênero, Poder e Políticas Públicas.

Downloads

Publicado

2022-02-18