POTENCIALIDADES DE CONSTRUÇÃO DE UMA REDE ESPECIALIZADA PARA O ATENDIMENTO A MULHERES EM SITUAÇÃO DE VIOLÊNCIA NO RIO DE JANEIRO

Autores

Resumo

O presente artigo objetiva discutir as potencialidades de construção de  uma  rede  local  de  atenção  a  mulheres  em  situação  de  violência  no município  do  Rio  de  Janeiro.  Em  uma  proposta  de  pesquisa  qualitativa, foram realizadas observações institucionais e entrevistas com profissionais de serviços especializados no atendimento a mulheres em situação de violência. Foi possível verificar ações articuladas entre si, dando contornos a formações de  tramas  interinstitucionais  para  os  encaminhamentos  das  mulheres  e possibilidades de construção de uma rede de serviços através da articulação da Rede Capital. O estudo pretende, portanto, contribuir para a ampliação do conhecimento sobre a atuação em rede de serviços.

Palavras-chave: Colaboração intersetorial; Violência de gênero; Políticas públicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

EMMANUELA NEVES GONSALVES, UFRJ

Psicóloga pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), especialista em Psicologia Jurídica (UERJ), mestra em Psicologia (UFRJ) e doutora em Saúde Coletiva pela Universidade de São Paulo. Coordenadora do Centro de Referência de Mulheres da Maré (CRMM) da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

LILIA BLIMA SCHRAIBER, UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

Médica. Especialista em Saúde Pública e em Planejamento para o setor Saúde pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP). Doutora e Livre-docente em Medicina Preventiva (Faculdade de Medicina/USP). Ex- Membro da Cátedra UNESCO de Educação para a Paz, Direitos Humanos,  Democracia  e Tolerância (USP)  e do Conselho Consultivo do Núcleo de Estudos da Violência da USP. Editora científica do periódico  Interface- Comunicação, Saúde e Educação e pesquisadora do CNPq 1A. Professora Associada da Faculdade de Medicina da USP junto ao Departamento de Medicina Preventiva.

Downloads

Publicado

2021-12-17