CATAÇÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS: UM ESTUDO SOBRE MULHERES CATADORAS

Autores

  • Ana Maria Paim Camardelo Universidade de Caxias do Sul
  • Alais Benedetti Universidade de Caxias do Sul
  • Kátia Cardoso Nostrane Universidade de Caxias do Sul

DOI:

https://doi.org/10.22409/rg.v23i2.50841

Resumo

Na catação de resíduos sólidos atravessam-se questões de gênero que estabelecem diferentes dinâmicas para o trabalho da mulher. Objetiva-se investigar as percepções das mulheres sobre sua inserção no trabalho da catação nas associações de reciclagem de Caxias do Sul/RS. Elaborou-se a análise de sete entrevistas realizadas com catadoras, por meio de análise de conteúdo. Estabeleceu-se três categorias: Precariedade do trabalho; Liderança e protagonismo; Percepção de ser catadora. Constatou-se que as catadoras são protagonistas de sua história e da construção da profissão. Esta análise não se esgota, merecendo futuras investigações as quais se destaca a interface entre trabalho e maternidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Maria Paim Camardelo, Universidade de Caxias do Sul

Graduação em Serviço Social pela Universidade de Caxias do Sul (1993), mestrado em Serviço Social (1997) e doutorado em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2009). Atualmente é professora adjunta III, na Universidade de Caxias do Sul, atuando como docente no curso de graduação em Serviço Social e no Programa de Pós-Graduação em Direito (PPGDir) em Psicologia (PPGPSI)

Alais Benedetti, Universidade de Caxias do Sul

Acadêmica do curso de Psicologia da Universidade de Caxias do Sul (UCS). Compõe o Núcleo de Estudos e Pesquisas em Políticas Públicas e Sociais da UCS.

Downloads

Publicado

2024-05-22

Edição

Seção

TEMA LIVRE