CATAÇÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS: UM ESTUDO SOBRE MULHERES CATADORAS

Autores

  • Ana Maria Paim Camardelo Universidade de Caxias do Sul
  • Alais Benedetti Universidade de Caxias do Sul
  • Kátia Cardoso Nostrane Universidade de Caxias do Sul

DOI:

https://doi.org/10.22409/rg.v23i2.50841

Resumo

Na catação de resíduos sólidos atravessam-se questões de gênero que estabelecem diferentes dinâmicas para o trabalho da mulher. Objetiva-se investigar as percepções das mulheres sobre sua inserção no trabalho da catação nas associações de reciclagem de Caxias do Sul/RS. Elaborou-se a análise de sete entrevistas realizadas com catadoras, por meio de análise de conteúdo. Estabeleceu-se três categorias: Precariedade do trabalho; Liderança e protagonismo; Percepção de ser catadora. Constatou-se que as catadoras são protagonistas de sua história e da construção da profissão. Esta análise não se esgota, merecendo futuras investigações as quais se destaca a interface entre trabalho e maternidade.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Ana Maria Paim Camardelo, Universidade de Caxias do Sul

    Graduação em Serviço Social pela Universidade de Caxias do Sul (1993), mestrado em Serviço Social (1997) e doutorado em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2009). Atualmente é professora adjunta III, na Universidade de Caxias do Sul, atuando como docente no curso de graduação em Serviço Social e no Programa de Pós-Graduação em Direito (PPGDir) em Psicologia (PPGPSI)

  • Alais Benedetti, Universidade de Caxias do Sul

    Acadêmica do curso de Psicologia da Universidade de Caxias do Sul (UCS). Compõe o Núcleo de Estudos e Pesquisas em Políticas Públicas e Sociais da UCS.

Downloads

Publicado

22-05-2024

Edição

Seção

TEMA LIVRE