Inclusão no mercado de trabalho: vivências de uma assistente social com deficiência

Autores

Resumo

O estudo objetiva analisar a vivência de uma assistente social com deficiência frente à inclusão no mercado de trabalho. A pesquisa se configura como um estudo de caso da vivência de uma das autoras. Como instrumento de pesquisa foi utilizado o diário de campo da participante. A análise de dados foi desenvolvida de forma qualitativa e pautada no viés etnográfico. Apesar das relevantes conquistas legais, a mulher com deficiência ainda é excluída do mercado de trabalho. Logo, necessita-se o enfrentamento das expressões da questão social vivenciadas pelas mulheres com deficiência e discussões sobre deficiência e gênero junto com trabalho.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carolini Constantino, Universidade Feevale

Carolini Constantino. Pós Graduada em Tutoria em Educação a Distância e Docência de Ensino Superior, Faculdade Venda Nova do Imigrante. E-mail: caroliniconstantino@gmail.com. ORCID: 0000-0003-2653-7538.

Fábia Halana, Universidade Federal da Paraíba, Brasil.

Fábia Halana Fonseca Rodrigues Pita. Mestra em Serviço Social, Universidade Federal da Paraíba, Brasil. E-mail: fabiahalana@hotmail.com. ORCID: 0000-0003-4776-6241.

Michele, Universidade Feevale

Michele Barth. Doutora em Diversidade Cultural e Inclusão Social, Universidade Feevale, Brasil. E-mail: designer.mibarth@gmail.com. ORCID: 0000-0001-8066-5712.

Downloads

Publicado

2023-01-26

Edição

Seção

DOSSIÊ GÊNERO E SERVIÇO SOCIAL NO MUNDO DO TRABALHO