A SUB-REPRESENTAÇÃO FEMININA NO PARLAMENTO BRASILEIRO E A HIERARQUIZAÇÃO SOCIAL DE GÊNEROS REFLETIDA NAS COMISSÕES DA CÂMARA DOS DEPUTADOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/rg.v24i1.53551

Resumo

Este artigo busca o estudo da hierarquização social de gêneros refletida no parlamento brasileiro. A constatação histórica da desigualdade de gênero na dinâmica das relações de trabalho, em especial na ocupação de cargos de maior prestígio social, é elemento  fundamental para a compreensão das assimetrias de gênero existentes na postulação e ocupação de cargos de representação política. Neste trabalho, será analisada a problemática da hierarquização do trabalho através do elemento gênero, bem como uma de suas consequências: a sub-representação feminina em casas legislativas, com enfoque na Câmara dos Deputados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tainah Sales, Universidade de Fortaleza

Doutora e Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal do Ceará (UFC), com realização de pesquisa doutoral internacional (bolsa CAPES/PDSE) na Aix-Marseille Université (França). Professora de Direito Constitucional, Direitos Humanos e Ciência Política dos cursos de Graduação e de Pós-Graduação (Lato Sensu) da Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Lider do Grupo de Pesquisa Jurisdição constitucional e política no Estado Democrático, desenvolvido na Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Advogada. Áreas de atuação: Jurisdição constitucional. Direito constitucional. Ciência Política.

Downloads

Publicado

2024-07-31

Edição

Seção

ARTIGOS