TRANSEXUALIDADE NO AMBIENTE ESCOLAR

“É MUITO DELICADO PERCEBER QUE ALGUNS PROFESSORAS/ES NÃO TOLERAM A DIVERSIDADE”

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/rg.v24i1.60383

Resumo

Este artigo investiga a inclusão de estudantes transexuais em escolas de Educação Básica em Lages, Santa Catarina. Utilizando uma abordagem qualitativa e pós-estruturalista, o estudo envolveu entrevistas com quatro professores. Os resultados revelam que, apesar de alguns avanços, os estudantes transexuais ainda enfrentam desafios como discriminação, desrespeito por parte de alguns professores ou funcionários e falta de suporte emocional. Esses obstáculos afetam diretamente o desempenho acadêmico deles. O estudo ressalta a necessidade urgente de as escolas estabelecerem políticas e práticas inclusivas e respeitosas à diversidade de gênero, criando um ambiente educacional mais seguro e acolhedor para todos.

Palavras-chave: Estudantes Transexuais. Inclusão, Educação Básica.

 

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Biografia do Autor

Mareli Eliane Graupe, Universidade do planalto Catarinense - Uniplac

Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação (20h) e do Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Saúde (20h) na Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC/SC). Coordena o grupo de pesquisa Gênero, Educação e Cidadania na América Latina (GECAL/UNIPLAC). Licenciada em Pedagogia (2001) e mestra em Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ (2004), doutora em Educação e Cultura pela Universidade de Osnabrueck, Alemanha (2010), revalidação UFSM (2010). Pós-doutora pelo Programa Interdisciplinar em Ciências Humanas, UFSC (2011) e pós-doutora pelo Programa de Antropologia Social, UFSC (2012). É pesquisadora do Instituto de Estudos de Gênero (IEG/UFSC) e da REDE LIESS (Laboratorio Iberoamericano para el Estudio Sociohistórico de las Sexualidades). Membro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd). Foi coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação na UNIPLAC/SC no biênio 2017/2018. Coordenou o Eixo 18 "Gênero, Sexualidade e Educação", na ANPED Sul (2018). Atua com as seguintes temáticas: Políticas públicas de gênero. Equidade de gênero na educação e na saúde. Sexualidades e violências. Educação em saúde. Formação de professoras. Educação Infantil. Práticas pedagógicas equitativas. Metodologia de pesquisa qualitativa e quantitativa.

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Publicado

2024-07-31

Edição

Seção

ARTIGOS