TRANSEXUALIDADE NO AMBIENTE ESCOLAR
“É MUITO DELICADO PERCEBER QUE ALGUNS PROFESSORAS/ES NÃO TOLERAM A DIVERSIDADE”
DOI:
https://doi.org/10.22409/rg.v24i1.60383Resumo
Este artigo investiga a inclusão de estudantes transexuais em escolas de Educação Básica em Lages, Santa Catarina. Utilizando uma abordagem qualitativa e pós-estruturalista, o estudo envolveu entrevistas com quatro professores. Os resultados revelam que, apesar de alguns avanços, os estudantes transexuais ainda enfrentam desafios como discriminação, desrespeito por parte de alguns professores ou funcionários e falta de suporte emocional. Esses obstáculos afetam diretamente o desempenho acadêmico deles. O estudo ressalta a necessidade urgente de as escolas estabelecerem políticas e práticas inclusivas e respeitosas à diversidade de gênero, criando um ambiente educacional mais seguro e acolhedor para todos.
Palavras-chave: Estudantes Transexuais. Inclusão, Educação Básica.
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