UMA ANÁLISE DISCURSIVA DO PAJUBÁ EM ENTREVISTAS DO FIM DA DÉCADA DE 1980

Autores

  • Kaya Araújo Pereira UFF/Doutoranda
  • Vanise Gomes UFF/Professora Associada
  • Thaís de Araújo da Costa UERJ/Professora Adjunta

DOI:

https://doi.org/10.22409/qxfad566

Palavras-chave:

Análise do discurso., Língua, Arquivo, Travesti, Profissionais do sexo. Trabalho. Prostituição

Resumo

A partir do encontro entre a História das Ideias Linguísticas e a Análise do Discurso materialista, este artigo propõe analisar os vocabulários pajubá-português produzidos em depoimentos de travestis profissionais do sexo, em meio a reportagens do fim da década de 1980. Como hipótese, esses vocabulários fazem circular sentidos ainda invisibilizados, como os saberes linguísticos, urbanos, relacionais etc. das monas. Ao longo da análise, buscou-se refletir sobre como a produção de visibilidade para a vida de uma "travesti" se confronta com a produção de visibilidade para a língua, em meio a uma leitura de textos introdutórios, definições e exemplos.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Kaya Araújo Pereira, UFF/Doutoranda

    Kaya Araújo Pereira é graduada em Português (Bacharelado e Licenciatura) pela Universidade de São Paulo (USP), é mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem da Universidade Federal Fluminense (POSLING-UFF) e doutoranda pelo mesmo programa. Desde 2023, atua como professora de português na Prefeitura de Saquarema.

  • Vanise Gomes, UFF/Professora Associada

    Vanise Medeiros: Professora associada da Universidade Federal Fluminense, com pós-doutorado pela Sorbonne Nouvelle Paris III, bolsista 2 do CNPq e Cientista do Nosso Estado (FAPERJ). É líder do grupo Discursividade, língua e sociedade (CNPq), coordenadora do Grupo Arquivos de Língua (GAL/UFF), que integra pesquisadores de diversas universidades e instituições brasileiras e universidades internacionais, e uma das coordenadoras do Laboratório Arquivos do Sujeito (LAS/UFF). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Linguística, atuando em Análise de Discurso e História das Ideias Linguísticas.

  • Thaís de Araújo da Costa, UERJ/Professora Adjunta

    Professora Adjunta de Língua Portuguesa da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e bolsista do Programa Prociência (UERJ/Faperj). Professora colaboradora da Linha 3 - HISTÓRIA, POLÍTICA E CONTATO LINGUÍSTICO do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem (POSLING) da Universidade Federal Fluminense (UFF). Possui graduação em Letras - Português/Literaturas (UERJ - 2007). Defendeu o Mestrado em Língua Portuguesa em março de 2010 na mesma instituição. Cursou doutorado, sob a orientação da Profa. Dra. Vanise Gomes de Medeiros, em Estudos da Linguagem (habilitação em Linguística) na UFF (Defesa Maio/2016), com período de estágio doutoral (doutorado sanduíche) na Université Sorbonne Nouvelle - Paris 3, sob a supervisão do Prof. Dr. Jean-Marie Fournier. Nessa ocasião, participou também de reuniões, eventos e demais atividades do Laboratoire d'Histoire des Théories Linguistiques (LAB-HTL). É integrante do Laboratório Arquivos do Sujeito (LAS-UFF), coordenado pelas professoras Vanise Medeiros, Bethânia Mariani e Silmara Dela-Silva, e do Grupo Arquivos de Língua (GAL-UFF), de coordenação de Vanise Medeiros (UFF) e Phellipe Marcel (UFF), no qual lidera o Arquivos de Saberes Linguísticos (Saberling-UFF/UERJ/FAPERJ). É autora do livro "Discurso gramatical: permanências e rupturas" (Pontes, 2019). Integra ainda o Grupo de Estudos em Sistêmica e Discurso (GESD-UERJ) e coordena, ao lado de Magda B. Schlee e Vânia Dutra, o Laboratório de Estudos em Gramática Discurso (LabGraDis - UERJ/FAPERJ). De 2020 a 2022, fez pós-doutorado em História das Ideias Linguísticas, sob a supervisão da Profa. Dra. Vanise Medeiros, no POSLING-UFF, e, concomitantemente, sob a supervisão da Profa. Dra. Claudia C. Pfeiffer, no Programa de Pós-Graduação em Linguística do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), onde também atuou como professora colaboradora. É membra e coordenadora da Coleção Letras Uerj da EdUerj e do Selo do ILE. Integra a Comissão de Historiografia Linguística da Associação Brasileira de Linguística (Abralin). Desenvolve pesquisas em História das Ideias Linguísticas e Análise de Discurso com enfoque em história da produção do conhecimento linguístico-gramatical.

Downloads

Publicado

22-12-2025

Edição

Seção

ARTIGOS