Feminismos e ensino de ciências: análise de imagens de livros didáticos de Física

Authors

  • Katemari Rosa Universidade Federal de Campina Grande
  • Maria Ruthe Gomes da Silva Universidade Federal de Campina Grande

DOI:

https://doi.org/10.22409/rg.v16i1.747

Keywords:

feminismo, ensino de ciências, livro didático

Abstract

O artigopretende oferecer uma introdução aos estudos feministas para opúblico da educação científica por intermédio de uma discussão sobre a história dosmovimentos e teorias feministas. Mostra como esses movimentos e teorias influenciarama educação de maneira geral e, em particular, a ciência e o ensino de ciências.O texto propõe ainda uma análise de imagens em livros didáticos de Física. Os resultadosmostram que os livros didáticos de Física selecionados trazem imagens quereforçam estereótipos de gênero, apresentando mulheres em ambiente doméstico ehomens em situações de protagonismo no fazer científico.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2016-08-19

Issue

Section

DOSSIÊ CIÊNCIAS, TECNOLOGIAS E AS RELAÇÕES DE GÊNERO