Ensinar História na escola primária oitocentista: o resumo da história do Brasil, de Maria Guilhermina Loureiro de Andrade

Autores

  • Alessandra Frota Marinez de Schueler Universidade Federal Fluminense
  • Carla Simone Chamon
  • Grabiel Vazquez

DOI:

https://doi.org/10.22409/rg.v11i1.39

Resumo

Este trabalho investiga o processo
de constituição do ensino de história, como
disciplina escolar, por meio da análise das
reformas e prescrições curriculares, bem
como dos livros e compêndios, aprovados
e adotados pelo estado imperial, para uso
nas escolas públicas da Corte no período
imperial. Pretende-se aqui analisar o
livro Resumo da História do Brasil para
uso das escolas primárias, escrito pela
professora Maria Guilhermina Loureiro de
Andrade, publicado em 1888. Preocupanos,
também, a materialidade das obras, a
perspectiva da autora acerca do ensino de
história nas escolas primárias e a autoria
feminina.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2012-06-11

Edição

Seção

DOSSIÊ VOZES, MEMÓRIAS E CAMINHOS PERCORRIDOS: NO MASCULINO E NO FEMININO