FLEXIBILIDADE E DILUIÇÃO DE DIREITOS TRABALHISTAS

um estudo sobre as mulheres costureiras que trabalham no domicílio, em Divinópolis - Minas Gerais

Autores/as

  • Sabrina Brombim Zanchetta Universidade Federal de São João del-Rei
  • Virgínia Raimunda Ferreira Universidade do Estado de Minas Gerais
  • José Heleno Ferreira Universidade do Estado de Minas Gerais

Resumen

O objetivo é analisar o processo de formação social das mulheres costureiras, considerando as transformações no mundo do trabalho e como essas transformações produzem relações sociais distintas para intensificar o processo de acumulação capitalista. Foram realizadas entrevistas a partir da história oral com intuito da análise social, através de narrativas que contam sobre experiências pessoais das entrevistadas.  As costureiras relatam que o trabalho domiciliar possibilita a conciliação com os cuidados do lar. Percebe-se que a informalidade e a insegurança geram consequências como: os baixos salários, jornadas intensas, perda dos direitos legais e consequências para a saúde.

Palavras-chave: trabalho; flexibilidade; relações de gênero.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Sabrina Brombim Zanchetta, Universidade Federal de São João del-Rei

Possui graduação em Fotografia pelo Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio (2013). Graduada em Serviço Social pela Universidade do Estado de Minas Gerais - Unidade Divinópolis (2019). Residente em Saúde do Adolescente pela Universidade Federal de São João del-Rei - Unidade Divinópolis (Atual). Fez parte do Centro Acadêmico de Serviço Social na coordenadoria Executiva e de Cultura, nos anos de 2016 até 2018.

Virgínia Raimunda Ferreira, Universidade do Estado de Minas Gerais

Possui graduação em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1985). É especialista em Política Social de Saúde e o Serviço Social também pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2002). Professora do curso de serviço social da Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG e coordenadora do Núcleo de Apoio ao Estudante - NAE na mesma instituição. Mestre em Promoção de Saúde e Prevenção da Violência pela Faculdade de Medicina - Universidade Federal de Minas Gerais (2015). Professora de Kundalini Yoga, certificada pelo KRI - Kundalini Research Institute.

José Heleno Ferreira, Universidade do Estado de Minas Gerais

Doutorando em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC MG), área de concentração - Educação escolar e profissão docente; linha de pesquisa - Profissão docente: constituição e memória. Mestre em Mídia e Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina (2001). Especialização em Filosofia Contemporânea (PUC-MG) e Metodologia do Ensino de História (FUENDI/UEMG). Graduado em Filosofia - licenciatura - pelo Instituto Superior de Ensino e Pesquisa - INESP (1986). Docente na Educação Básica, atuando na área de Ciências Humanas, na Secretaria Municipal de Educação de Divinópolis e no ensino superior, atuando como professor de Filosofia, Política Educacional, Metodologia Científica e Práticas de Ensino de História na Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG - Unidade Divinópolis. Possui experiência na gestão educacional, tendo assumido a presidência do Conselho Municipal de Educação de Divinópolis entre os anos 2009 e 2013 e 2016 e 2017. Pesquisador junto ao Centro de Memória Professora Batistina Corgozinho (UEMG - Unidade Divinópolis), desenvolvendo trabalhos na área da memória e das políticas públicas e educação patrimonial. Experiência na área de Filosofia, com ênfase em FILOSOFIA CONTEMPORÂNEA, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, inclusão, formação de professores, memória, políticas públicas e educação pública. Membro do Grupo de Pesquisa Núcleo de Estudos em Políticas Públicas e Educacionais (NEPPE).

##submission.downloads##

Publicado

2023-01-26

Número

Sección

DOSSIÊ GÊNERO E SERVIÇO SOCIAL NO MUNDO DO TRABALHO