A integração da educação antirracista com o ensino de evolução biológica
Resumo
O artigo apresenta resultados de um projeto de intervenção pedagógica realizado com uma turma de 1° ano do ensino fundamental, de uma escola municipal localizada na cidade de São Carlos/SP, em contexto de estágio docente. O tema do projeto buscou articular o tratamento das questões étnicas e raciais a partir de duas matrizes: a Cultura dos diversos grupos humanos marginalizados, principalmente os afrodescendentes, afro-brasileiros e indígenas; e a Biologia, a partir da perspectiva da evolução biológica e da genética. Essas duas matrizes foram fragmentadas em seis grandes eixos: I -Descendência Comum e Espécies; II – Herança Genética; III – Cultura Africana e Afro-brasileira; IV – Cultura Indígena; V – Diversidade Humana; e VI – Identidades e Alteridades. Cada um desses eixos foi trabalhado em um período de duas a três horas cada, com diferentes recursos didáticos e estratégias metodológicas, entre elas a apresentação de vídeos, slides, contação de história e roda de conversa. O objetivo principal do projeto foi o de discutir aspectos referentes ao conceito de raça e as diferenças culturais e fenotípicas manifestadas por diferentes grupos humanos, de forma a estabelecer uma distinção entre a compreensão racial nos âmbitos biológicos e sociológicos voltados para a construção de uma noção de igualdade na diferença. Os resultados indicam que os estudantes têm noção de suas diferenças e da particularidade de cada uma delas, além de estarem bastante dispostos a seguirem princípios de respeito às diferenças. Outrossim, em termos conceituais pudemos constatar que a transposição didática de áreas de conhecimentos complexas, geralmente incorporadas nos últimos anos da educação básica, tais como a Biologia Evolutiva, Genética e Paleoantropologia, se trabalhadas sob um viés transdisciplinar e transversal, podem contribuir para a compreensão de importantes questões raciais já nos primeiros anos do ensino fundamental.
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