O ensino inclusivo na licenciatura em química: uma experiência na sala de recursos multifuncionais
Resumo
Este artigo traz o recorte de uma pesquisa desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências (PROPEC) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ), em que num dado momento da coleta de dados contou com participação de dois licenciandos bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) do IFRJ-Nilópolis. O lócus da pesquisa foi a Sala de Recursos Multifuncionais (SRM), com alunos do Atendimento Educacional Especializado (AEE), em uma escola municipal da Baixada Fluminense, no estado do Rio de Janeiro. A pesquisa explorou o Ensino de Ciências a partir do enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS), com abordagens sociocientíficas. Voltado à participação dos graduandos é importante destacar a relevância dessa intervenção, visto que o ensino de Química não compõe o currículo do ensino fundamental, de forma que os alunos vão ter contato com essa disciplina, formalmente, somente no ensino médio. Entretanto, é uma área que correlaciona fatos e fenômenos a todo tempo, no dia a dia. Assim sendo, o objetivo dessa etapa da pesquisa foi possibilitar que os professores de Química, em formação, pudessem observar e vivenciar alguns aspectos da relação entre Educação Especial e o Ensino de Ciências, inerentes ao trabalho e ambiente da pesquisa, como: a especificidade do público-alvo da Educação Especial; o ambiente da SRM; as características do AEE; as possibilidades didáticas e recursos para desenvolver o ensino de Ciências, para posteriores inter-relações com o ensino de Química.
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Copyright (c) 2021 A. R. G. R. Mello, C. V. Ferreira, M. A. Santos, J. C. Messeder
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