O ensino inclusivo na licenciatura em química: uma experiência na sala de recursos multifuncionais
Résumé
Este artigo traz o recorte de uma pesquisa desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências (PROPEC) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ), em que num dado momento da coleta de dados contou com participação de dois licenciandos bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) do IFRJ-Nilópolis. O lócus da pesquisa foi a Sala de Recursos Multifuncionais (SRM), com alunos do Atendimento Educacional Especializado (AEE), em uma escola municipal da Baixada Fluminense, no estado do Rio de Janeiro. A pesquisa explorou o Ensino de Ciências a partir do enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS), com abordagens sociocientíficas. Voltado à participação dos graduandos é importante destacar a relevância dessa intervenção, visto que o ensino de Química não compõe o currículo do ensino fundamental, de forma que os alunos vão ter contato com essa disciplina, formalmente, somente no ensino médio. Entretanto, é uma área que correlaciona fatos e fenômenos a todo tempo, no dia a dia. Assim sendo, o objetivo dessa etapa da pesquisa foi possibilitar que os professores de Química, em formação, pudessem observar e vivenciar alguns aspectos da relação entre Educação Especial e o Ensino de Ciências, inerentes ao trabalho e ambiente da pesquisa, como: a especificidade do público-alvo da Educação Especial; o ambiente da SRM; as características do AEE; as possibilidades didáticas e recursos para desenvolver o ensino de Ciências, para posteriores inter-relações com o ensino de Química.
##plugins.generic.usageStats.downloads##
##submission.downloads##
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
Copyright (c) 2021 A. R. G. R. Mello, C. V. Ferreira, M. A. Santos, J. C. Messeder
Ce travail est disponible sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Pas de Modification 4.0 International.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.