Biotraduff: tradução de materiais para estudo de bioquímica e outras disciplinas moleculares em libras
Resumo
No contexto do processo de ensino-aprendizagem de ciências, a complexidade dos conteúdos passados e a falta de sinais-termos específicos trazem grandes desafios aos estudantes surdos. As disciplinas do ciclo básico dos Cursos de Ciências Biológicas, especialmente as disciplinas moleculares, envolvem uma linguagem científica com características e terminologia próprias para designar fenômenos complexos e exigem um grau de pensamento abstrato. Para que a aprendizagem ocorra sem restrições, estudantes surdos precisam estar expostos ao ambiente linguístico adequado e em contato permanente com o conteúdo através de Língua Brasileira de Sinais (Libras). Este trabalho apresenta as estratégias adotadas por uma equipe composta por alunas, professores e tradutores-intérpretes de Libras da Universidade Federal Fluminense, em conjunto com uma aluna surda do Curso de Bacharelado em Ciências Biológicas, com vistas a: traduzir e interpretar textos com conceitos e termos-chave selecionados previamente pelos professores; pesquisar em vídeos e bibliotecas virtuais para identificar quais daqueles conceitos e termos já possuem sinais em Libras; realização de reuniões periódicas com professores para instrumentalizá-los didaticamente e orientá-los na elaboração de materiais acessíveis (especialmente slides e vídeos), além de elucidar dúvidas a respeito dos termos específicos; traduzir vídeos, textos, estudos dirigidos e outros materiais; acompanhar remotamente a aluna para identificar necessidades e desenvolver ferramentas pedagógicas específicas. Neste trabalho específico, serão mostradas as abordagens realizadas na disciplina de Bioquímica e os resultados alcançados até agora com essa experiência.
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Copyright (c) 2021 M. O. L. Leal, T. A. Arruda, D. F. de Souza, M. S. Henriques, E. M. Teixeira, E. H. da Silva, J. S. Ferreira, J. A. Oliveira, M. S. F. Grativol, M. T. S. P. de Oliveira, W. L. Nascimento, M. C. B. Mendes, A. Santos, T. P. Dawes, M. G. L. Ribeiro
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