Biotraduff: tradução de materiais para estudo de bioquímica e outras disciplinas moleculares em libras
Résumé
No contexto do processo de ensino-aprendizagem de ciências, a complexidade dos conteúdos passados e a falta de sinais-termos específicos trazem grandes desafios aos estudantes surdos. As disciplinas do ciclo básico dos Cursos de Ciências Biológicas, especialmente as disciplinas moleculares, envolvem uma linguagem científica com características e terminologia próprias para designar fenômenos complexos e exigem um grau de pensamento abstrato. Para que a aprendizagem ocorra sem restrições, estudantes surdos precisam estar expostos ao ambiente linguístico adequado e em contato permanente com o conteúdo através de Língua Brasileira de Sinais (Libras). Este trabalho apresenta as estratégias adotadas por uma equipe composta por alunas, professores e tradutores-intérpretes de Libras da Universidade Federal Fluminense, em conjunto com uma aluna surda do Curso de Bacharelado em Ciências Biológicas, com vistas a: traduzir e interpretar textos com conceitos e termos-chave selecionados previamente pelos professores; pesquisar em vídeos e bibliotecas virtuais para identificar quais daqueles conceitos e termos já possuem sinais em Libras; realização de reuniões periódicas com professores para instrumentalizá-los didaticamente e orientá-los na elaboração de materiais acessíveis (especialmente slides e vídeos), além de elucidar dúvidas a respeito dos termos específicos; traduzir vídeos, textos, estudos dirigidos e outros materiais; acompanhar remotamente a aluna para identificar necessidades e desenvolver ferramentas pedagógicas específicas. Neste trabalho específico, serão mostradas as abordagens realizadas na disciplina de Bioquímica e os resultados alcançados até agora com essa experiência.
Téléchargements
Téléchargements
Publié
Numéro
Rubrique
Licence
© M. O. L. Leal, T. A. Arruda, D. F. de Souza, M. S. Henriques, E. M. Teixeira, E. H. da Silva, J. S. Ferreira, J. A. Oliveira, M. S. F. Grativol, M. T. S. P. de Oliveira, W. L. Nascimento, M. C. B. Mendes, A. Santos, T. P. Dawes, M. G. L. Ribeiro 2021

Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Pas de Modification 4.0 International.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.