Práticas inclusivas no ensino experimental de ciências e a transversalidade com a educação especial
Resumo
A Educação Inclusiva é um projeto coletivo que perpassa a proposta pedagógica da escola e ocorre por meio de um trabalho conjunto e transversal que envolve todos os profissionais da educação. Nessa perspectiva, este artigo objetiva refletir sobre a inclusão escolar de estudantes com deficiência visual no ensino experimental de Ciências da Natureza, destacando a necessidade de um trabalho conjunto entre a área de Educação Especial e a de Ciências da Natureza, com ênfase na Biologia. O estudo, de natureza qualitativa, foi caracterizado a partir de revisão bibliográfica realizada na Revista de Educação Especial da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), considerando o período compreendido entre os anos 2000 a 2020. Ao todo foram localizados 10 (dez) trabalhos relacionados ao ensino de Ciências e a educação de pessoas com deficiência visual (DV) e, destes, quatro produções vinculadas à área de Biologia. A fim de sistematizar as informações presentes nesses artigos definimos uma categoria de análise: relação entre a área de Educação Especial e o ensino experimental de Ciências da Natureza para estudantes com DV. Os resultados apontaram que a temática relativa às práticas inclusivas no componente curricular de Biologia são apenas tangenciadas pelas citadas produções, o que nos permite inferir que é necessário aprofundar a relação entre a área específica (Biologia) e a Educação Especial, a fim de que os conhecimentos próprios de cada campo do saber possibilitem um trabalho conjunto e que promovam a inclusão escolar de estudantes com deficiência visual na Educação Básica.
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Copyright (c) 2021 A. P. Boff, A. M. Regiani
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